Conselho começa a se preparar para Assembleia de 2017

O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado se reuniu no sábado, (9/7), no Auditório da Cúria, em Santo André, para abordar, entre alguns assuntos, a apresentação da metodologia da Assembleia Diocesana de 2017, quando será elaborado o novo Plano de Pastoral. O encontro contou com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário episcopal para pastoral e coordenador diocesano de pastoral, Pe. Joel Nery, dos coordenadores de Região e dos assessores e coordenadores de pastorais.

Pe. Joel explicou a metodologia dos encontros que vão anteceder à Assembleia, programada para novembro de 2017. Até lá, serão organizadas reuniões em âmbito paroquial e, depois, regional. “O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado foi um grande passo para a Assembleia. Tivemos uma boa participação dos leigos e dos coordenadores neste encontro. Foi um ponto positivo”, destacou o sacerdote.

O encontro também serviu para apresentar a síntese dos grupos da reunião de 23 de novembro de 2015 sobre o 7º Plano de Pastoral, com elogios, críticas e sugestões. “Trouxeram os resultados do nosso atual Plano para entendermos como podemos melhorar”, disse.

Outro ponto importante da reunião foram as orientações do vigário-geral da Diocese, Pe. Ademir Santos de Oliveira, sobre a planilha orçamentária para 2017. No encontro, também ficou decidido que a Diocese vai distribuir uma cartilha aos fiéis do Grande ABC com orientações para as eleições municipais deste ano – o documento foi produzido pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Unidade

Dom Pedro agradeceu à presença de todos e destacou o belo trabalho que os sacerdotes, religiosos e leigos realizam nas paróquias, pastorais e movimentos da Diocese. “Deixo aqui meu respeito a vocês que já estão trabalhando há tanto tempo nesta região. Percebo o engajamento, pelo empenho e opinião de vocês. Venho como mais um trabalhador na vinha do Senhor”, frisou o bispo.

Ele também pediu que todos busquem a unidade com paixão para um melhor resultado. “A evangelização é uma tarefa confiada à Igreja, à comunidade. Se fosse uma tarefa individual, seria mais simples, mas certamente muito menos eficaz. Somos Igreja e temos que organizar este trabalho”, completou.

A próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado será em 3 de dezembro de 2016, no Externato Santo Antônio, em São Caetano do Sul.

Related posts