Dom Pedro visita o mundo jurídico de Santo André no Dia de São Ivo

A Igreja Católica reverencia no dia 19 de maio, o Santo Ivo, Patrono da Justiça, e neste dia, na última sexta-feira, o Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini reservou para conhecer de perto a realidade destes profissionais, visitando inicialmente o Fórum de Santo André, onde conversou com juízes, advogados e funcionários do Poder Judiciário. Dali se dirigiu para a sede da OAB desta cidade e por fim, presidiu a Missa em Ação de Graças pelos advogados na Paróquia São José Operário, também no município, onde inclusive o Coral da OAB fez uma bela apresentação.

Santo Ivo foi advogado, juiz, mas acima de tudo, sacerdote. Como se costuma dizer. “Ele inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor”. Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253. Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o ‘advogado dos pobres’.

Dom Pedro se alegrou com a visita. Pode inclusive conhecer as obras em valor do ser humano que a OAB realiza. Como mensagem deixou a fala de que “A paz é obra da justiça. A paz supõe e exige a instauração de uma ordem justa na qual os seres humanos podem realizar-se como pessoas, onde sua dignidade seja respeitada, suas legítimas aspirações satisfeitas, seu acesso à verdade reconhecido, sua liberdade pessoal garantida. Uma ordem na qual os homens são sejam objetos, senão agentes de sua própria história”.

Vale anotar ainda que os profissionais da área jurídica demonstrassem bastante curiosidade em saber detalhes de como funciona o Tribunal Eclesiástico, recentemente instalado na Cúria Diocesana.

Related posts